O ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, foi morto em um ataque de combatentes líbios nesta quinta-feira (20) próximo à cidade de Sirte, segundo informações do novo governo do país.
Até o fim desta manhã, a Otan e os EUA ainda não tinham confirmado a informação. A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar se Kadhafi morreu ou se foi capturado. Entretanto, a aliança confirmou ter bombardeado um comboio pró-Kadhafi próximo à cidade onde os ex-rebeldes dizem ter matado o ditador.
Tanto o ministro de Informação do novo governo quanto o porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi, afirmaram que o ditador foi atingido por tropas líbias. "Ele foi morto em um ataque dos combatentes. Há filmagem disso", disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação do novo governo.
"Anunciamos ao mundo que Kadhafi morreu nas mãos dos revolucionários", disse Abdel Hafez Ghoga, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi. "É um momento histórico, é o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi cumpriu seu destino."
Os primeiros anúncios informavam que Kadhafi havia sido preso e estavagravemente ferido em ambas as pernas. A France Presse publicou uma foto que seria de Kadhafi logo após a captura, ferido ou morto. Fontes militares rebeldes confirmaram a veracidade da imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário