O deputado federal Pastor Heleno lamenta a situação e a escolha da ida do exército a Salvador ao invés de atender aos sertanejos. Ele cobrará na tribuna da Câmara Federal nesta terça-feira, 7, os caminhões de água ao MI. "Como aquela área não teve chuvas de verão nos meses de dezembro e janeiro, a probabilidade é de que este seja um ano com seca ainda mais difícil do que o comum", ressalta.
O parlamentar faz questão de dizer que não é contra a enviar ajuda aos vizinhos, mas que deveria haver um equiçlíbrio nas escolhas. “Não devemos negar ajuda, mas também não podemos deixar de atender aos sertanejos que já estão há vários meses sem água. O MI já sabendo deste problema da região do semi-árido deveria repassar a verba aos municípios. Temos seca todo ano e não existe um planejamento estratégico. Parece que o Governo Federal toma esta situação como surpresa e não há uma programação”, reclama Heleno.
O atual prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, confirma a informação do deputado e acrescenta que o Governo do Estado voltou a ajudar as cidades através da Defesa Civil na manhã desta segunda-feira, 6. “Os sertanejos receberam os tickets e quando o exército ia começar o trabalho foi deslocado para Salvador. Cidades como Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu e Canindé do São Francisco estão em situação de emergência e ficou sem receber ajuda desde o dia 1º de fevereiro,- data agendada para a Defesa Civil do Estado sair e entrar o exército”, explica.
Os prefeitos dessas cidades estarão indo a Brasília nesta terça-feira para solicitar ajuda do MI e também a regularização dos dados da cidade, pois Poço Redondo não consta como situação de emergência apesar de ter enviado toda documentação. “A prefeitura de Poço Redondo fez tudo que eles pediram, a exemplo do teste de potabilidade e queremos correção da situação da cidade, que hoje é desesperadora”, diz.
Exército
A assessoria de comunicação do exército em Sergipe informou que a Operação Carro-pipa está adiantada, pois já haviam iniciado a parte administrativa,- entregando os tickets entre os moradores e contratando os pipeiros, mas o MI os deslocaram antes que começassem a distribuição de água.
“Como nossa tropa foi ajudar na situação em Salvador ficamos sem o pessoal de fiscalização e não pudemos começar a operação no sertão. Mas o que ficamos sabendo é que hoje acontecerá uma assembléia entre os policiais e encerrando a greve as tropas devem retrair nesta terça e até a próxima segunda-feira, 13 voltamos a operação pipa”, diz o subtenente Everton.
Por: Infonet
Nenhum comentário:
Postar um comentário